Filterbit

Filterbit é uma ferramenta online (Web 2.0) que procura por malwares (softwares mal-intencionados) em arquivos do computador. O serviço, além de gratuito, utiliza diversas engines de detecção de vírus em suas análises, o que aumenta as chances de bons resultados.

Malware: software do mal

Malware, do inglês “malicious software”, é qualquer programa de computador mal-intencionado. Ou seja: trojans, vírus, spywares, etc. Estes e quaisquer outros softwares que tenham por objetivo o roubo de informações ou causar danos ao computador estão incluídos nesta categoria.

Como funciona

O usuário deve acessar o site da ferramenta e, na seção “Upload”, clicar em “Arquivo…” e selecionar o arquivo suspeito.  Assim, o Filterbit processará a informação e exibirá os resultados na tela.

A interface é simples e direta. É só escolher o arquivo para iniciar o scan.

Seis cabeças pensam melhor do que uma

A grande sacada do Filterbit está na utilização de diversos antivírus para testar cada arquivo. Assim, as chances de detectar os malwares são maiores e os resultados mais confiáveis.

Os resultados são exibidos em uma linguagem bastante intuitiva.

Ao todo são 6 engines utilizadas: ClamAV, Eset scanning engine, eTrust Engine, MicroWorld scanning engine, Norman Scan Engine e VirusBuster EDK.

Serviço que não substitui o antivírus

Atenção, pois como os próprios desenvolvedores da ferramenta explicitam, o Filterbit não se propõe a substituir nenhum sistema antivírus para o computador. Ele serve apenas como um “extra” na proteção e deve ser utilizado quando existir suspeita acerca de algum arquivo/software.

Limitações

Além de não oferecer proteção em tempo real ao usuário, o Filterbit trabalha com um arquivo de cada vez. Pior ainda, suporta arquivos de no máximo 20 MB. Essas limitações servem para justificar o aviso do parágrafo anterior e devem ser levadas em consideração.

Download: Filterbit




    Deixe uma resposta

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: